.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PAPILOMATOSE

A papilomatose é uma doença ocasionada por um vírus – o papilomas vírus, e são observados com maior freqüência em cães jovens, com idade inferior um ano de idade. Entretanto, cães adultos também podem ser acometidos.

Existem 3 tipos básicos de papilomatose:  cutânea, oral e ocular.
Papilomas são neoplasias benignas, múltiplas, que se desenvolvem a partir do epitélio escamoso e cuja aparência lembra uma couve-flor ou uma verruga.



Os tumores em geral são autolimitantes, ou seja, regridem espontaneamente e desaparecem após dois ou três meses.

Filhotes, animais imunossuprimidos ou que fizeram uso de corticóides por períodos longos são mais predispostos a doença.

Quando localizados na cavidade oral podem levar a perda de apetite, dificuldade de se alimentar, halitose, ptialismo. Nos casos mais graves, a extirpação cirúrgica dos papilomas pode ser indicada para acelerar a recuperação. Drogas imuno-estimulantes também tem sido utilizadas em alguns casos para auxiliar na recuperação.

Examinar a boca do seu cão com certa freqüência deve ser um hábito dos proprietários. O diagnóstico precoce é muito importante e pode significar desde uma melhora na qualidade de vida de seu animal até mesmo a chance de cura de determinadas doenças.

5 comentários:

  1. Oi,Marcia! Tudo bem?
    Papiloma pode dar em cão idoso? Minha "Filhinha" tem 10 anos e meio e de um ano pra cá tem nascido vários "carocinhos" na pele.
    Um deles(abaixo da orelha) cresceu muito e teve que fazer cirurgia para retirar. Lendo seu post achei que poderia ser papiloma,apesar que a veterinária não mensionou nada a respeito.
    Gostei muito do site,viu?!
    Bjssss,MARY.
    http://cozinhandocommary.zip.net
    http://meuslatidos2.zip.net

    ResponderExcluir
  2. OLÁ VIM CONHECER SEU ESPAÇO..PELA LINDA MARYZINHA.....QUE DELICIA ..AMO MEUS BICHINHOS..TENHO UMA BASSET ..E UM BOXE..OS DOIS SÃO NAMORADOS KKKKKKK SÃO FOFOS..QUE BOM SABER SOBRE ESSAS DOENCINHAS ..COITADINHOS ATÉ OS BICHINHOS SOFREM ..BEM QUERIDA APARECE NO MEU CANTUCHINHO TÁ ..OTIMO FDS !!!B-JUS

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Vim fazer uma visitinha neste cantinho maravilhoso que nos dá muitas dicas destes cães incríveis. Gostei muito e quando puder postar alguma coisa sobre a raça "beagle" me avise, pois meu filho tem um desses que está com ele há uns 06 meses e ainda é bebezinho de 07 meses. Obrigada e tenha um ótimo final de semana, Mhelp!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Cheguei aqui através do blog da minha sobrinha Pipinha! Sou apaixonada por cães e, sempre que o espaço permite, adoto os que encontro largados na rua! Vou me add como seguidora! Lambeijokas Tetê

    ResponderExcluir
  5. Respondendo aos comentarios:

    Tetê seja bem vinda!

    Mary Help - como o canil cria apenas dálmatas e westies eu acabo me concentrando nestas duas raças. Entretanto a maioria das dicas que coloco valem para todas as raças.

    Mary-an - papiloma pode surgir em cães adultos mas é mais comum em jovens. O diagnóstico definitivo de qualquer massa neoplásica depende de exame histopatológico. Converse com a suas vet.

    ResponderExcluir