.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MINHA CADELA VAI TER FILHOTES , E AGORA ?


Reprodução animal, pode não parecer mas é um assunto muito sério. Cuidados durante a gestação e o parto é um assunto bastante extenso mas vou tentar descrever os pontos que considero mais importantes.

Pra começar devemos ter muito critério na escolha do casal que irá cruzar (mas isso vou discutir com detalhes depois em um outro post)

Assim como as mulheres, sua cadelinha vai precisar de cuidados especiais e de acompanhamento médico durante a gravidez e a lactação.

É muito importante lembrar que muitos medicamentos, seguros em cadelas não gestantes, podem causar problemas sérios tais como morte ou mal formação fetal.
Como exemplo podemos citar:
- metronidazol (Flagyl) - causa má formação fetal ]
- corticoóides (Meticorten, Corticorten, Predsim, Dexacort, etc) - pode causar aborto
- enrofloxacino (Duotril) - causa problemas nos ossos e articulações
- ivermectina (Ivomec, etc) - causa problemas neurológicos
Alguns medicamentos para controle de carrapatos e pulgas e vermifugos também não devem ser utilizados.
Nunca dê um medicamento seu o conhecimento do seu veterinário !

Antes de cruzar, o ideal é fazer um check-up veterinário para saber se esta tudo ok. Animais com distúrbios hormonais,  anêmicos, com problemas genéticos  ou com doenças crônicas não devem reproduzir. Durante a gestação as necessidades nutricionais desta cadela mudam.  As necessidades energéticas aumentam e uma ração de boa qualidade (super premium ou premium special) é  imprescindível  para que mãe e filhotes permaneçam saudáveis. Peça ao seu veterinário para montar um planejamento alimentar para as diversas fases da gestação.

Aos 30 dias já é possivel avaliar os fetos através de exame ultrassonográfico. A ultrassonografia é muito útil pois permite avaliar o estado geral dos fetos (batimentos cardíacos fetais, quantidade de liquido nas bolsas, se há turbidez no liquido, posição dos fetos, etc). Além disso é um exame não invasivo, indolor, rápido e de fácil acesso a proprietários e veterinários (existem muitos profissionais que atendem a domicílio).
É aconselhável a realização de duas ultras, a primeira entre 25-35 para confirmação de prenhez e a segunda com cerca de 55 dias para avaliação completa dos fetos e determinação de data de parto. Tal procedimento é particularmente importante para determinar a necessidade ou não de uma cesariana. Raças como Bulldog, Dog de Bourdeaux, Pug, etc são mais predispostas a cesarianas devido ao tamanho do cranio ao nascimento. Além disso animais braquicefálicos tem uma maior dificuldade respiratória e necessitam de cuidados mais intensos.

Ultrassom para avaliação gestacional
mostrando o tórax e o abdome de um feto horas antes do nascimento


Se sua cadela está apta a ter um parto normal é conveniente que seu proprietário esteja pronto para ajudá-la se necessário ou que faça um parto assistido (em uma clinica com a presença de um veterinário que poderá ou não intervir de acordo com a necessidade).
Com a proximidade do parto a temperatura corporal da cadela diminui, chegando a 36,4-,36,6 graus Celsius. É normal a cadela procurar um lugar sossegado pra fazer um "ninho". Uma caixa de plástico ou madeira contendo panos limpos deve ser posta a disposição dela num lugar sossegado da casa.
Algumas cadelas são ótimas mães e fazem praticamente tudo sozinhas outras ficam assustadas e parecem não saber o que fazer, e há ainda aquelas que por estarem sentindo dor ignoram os filhotes.
Uma vez que o filhote aponte tudo deve ser muito rápido. A demora no rompimento da bolsa pode levar o animal a aspirar muito liquido e "morrer afogado". Assim que o filhote aspira o ar e os pulmões se expandem ele chora.  A cadela deve romper o cordão umblical cortando-o com os dentes, se não o fizer você deverá fazê-lo utilizando um pedaço de linha e um tesoura limpa e desinfetada.

O filhotinho nasce molhado e a mãe deverá secá-lo, lambendo-o. Este procedimento irá também estimular o intestino e facilitar a saída do mecônio. A retenção de mecônio é um problema sério em filhotes neonatos!

Próxima etapa consiste em mamar o colostro. O colostro é um leite que é liberado pela mãe apenas nos primeiros dias de vida e é rico em imunoglobulinas (anticorpos) que irão proteger este bebezinho de doenças até que seu organismo esteja apto a produzir seus próprios anticorpos.

Dependendo do número de filhotes um parto pode levar várias horas. Aqui no canil já tive uma cadela que pariu  3 filhotes por hora e outra que o intervalo entre as contrações era de uma hora. Deste modo um parto de uma dalmata com 8 filhotes pode levar ate 8-9 horas. Prepare-se pois existe uma grande chance de você passar uma noite sem dormir.

Como a ultra verificou o número de filhotes você saberá se algum filhotes não nascer. Se isso ocorrer um veterinário deve ser consultado com urgência. Se tudo correu bem até aqui a próxima etapa é garantir a saúde da mãe e dos bebês durante a lactação. Deve-se ficar atento para endometrites pós parto e eclâmpsia durante ou logo após o parto.

Ter filhotinhos em casa pode parecer muito divertido mas é acima de tudo caro, trabalhoso e cansativo. Se você não está pronto para perder várias noites de sono e ter um aumento significativo de gastos até o desmame destes filhotes desista de cruzar sua cadela.

8 comentários:

  1. Sou do Canil Perbor, Springer Spaniel InglÊs, e temos Pointer Inglês, também, nossa Pointer, Palomos, deu, ou melhor começou com 55 dias e 03 nasceram mortos, começou 10 da noite e vou até o presente momento, a Vet. vai fazer um raio X para confirmar se realmente o Utra está certa 07, 4 ja se foram, se for o caso ainda tem 2 ou então acabou o parto. Assim ela volta pra casa hoje.

    ResponderExcluir
  2. A minha cadela rebentou a bolsa de água ás 3h da manhã e até agora visto que são 16h ainda não teve os bebés que devo fazer? me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve leva-la com a máxima urgência para uma clínica veterinária para fazer uma cesariana. Existe uma grande chance deste bebê ja estar morto. Quanto mais esperar menores as chances de sobrevivência da ninhada. Além disso se ficarem filhotes mortos dentro dela a cadela também corre risco de vida.

      Excluir
  3. E tenho uma bulldog inglês ele cruzou e hoje ela esta com 26 dia eu levei ela para fazer uma ultrassom so que o veterinário falou que ela esta com o útero inflamado e so tem um feto que ele falou que esta pequeno mas eu acho que esta do tamanho desse que esta na ultrassom de vc´s essa manchinha preta oque eu faço me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eddie
      Não há como comparar uma imagem ultrassonográfica de um embrião de 26 dias com a de um feto já próximo ao nascimento!!!!
      Vc deve repetir o exame daqui a alguns dias para verificar se houve aumento ou diminuição da infamação do útero e verificar também se o filhote está vivo.
      Converse com seu vet e veja se há necessidade de utilizar algum tipo de medicamento.
      Muitos medicamentos não podem ser usados em cadelas gestantes, logo não use nenhum remédio que não tenha sido receitado pelo médico veterinário de sua confiança.

      Excluir
  4. Apliquei ivomec na minha cachorra só que ela ta de filhote, vai fazer mal pra eles??

    ResponderExcluir
  5. Apliquei ivomec na minha cachorra só que ela ta de filhote , vai fazer mal pra eles??

    ResponderExcluir