.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 11 de dezembro de 2011

CARRAPATOS

Os carrapatos são artrópodes pertencentes ao grupo dos ácaros (Classe Arachinida, Coorte Parasitiformes). Os carrapatos de importância veterinária para os mamíferos domésticos pertencem a família Ixodidae sendo as espécies mais comuns:




- Rhipicephalus sanguineus (carrapato vermelho do cão) – comum em cães mas pode ser observado ocasionalmente em humanos



- Anocenter nittens - parasita principalmente eqüinos mas pode ser também encontrado em gatos.
É comum observar grandes infestações desta espécie parasitando as orelhas de cavalos e mulas. Em alguns casos o animal chega a ficar com a orelha caída.





- Boophilus microplus (carrapato de boi) – parasita preferencialmente bovinos mas ocasionalmente pode ser observado em equinos.









- Amblyoma sp. (carrapato estrela) – não é espécie-específico e pode ser encontrado em cães, cavalos, bovinos, caprinos, répteis, e humanos.






O ciclo de vida do carrapato compreende 4 fases: ovo – larva – ninfa - adulto




As fêmeas adultas fazem postura apenas uma vez na vida e pode colocar ate 12 mil ovos !
O tempo de eclosão dos ovos irá variar de acordo com as condições climáticas, entre 10 a 40 dias. Períodos mais quentes fazem com o que o tempo de eclosão seja mais curto, em contrapartida, no inverno, quando as temperaturas são menos o tempo de eclosão é mais longo.




As larvas são muito pequenas e precisam se manter juntas para não morrerem pela ação do vento e do sol (sofrem dessecação com relativa facilidade). Para se protegerem permancem unidas e realizam um movimento do meio do “bolo” para fora – de modo a manter o calor e a umidade. As larvas quando no ambiente mantem sempre um pata estendida, voltada para o alto, quando passa um potencia hospedeiro elas se agarram a ele e puxam as demais por tem o hábito de permanecerem permanentemente de “patas dadas”. Uma vez no corpo do hospedeiro as larvas se separam e casa uma procura um lugar onde a pele seja mais fina para se fixar e ingerir o sangue necessário para o seu desenvolvimento.
Ao terminarem de se alimentar estas larvas se soltam e no ambiente sofrem metamorfose se transformando em ninfas, que da mesma forma procurão um hospedeiro para se fixarem e se alimentarem.

O carrapato só se alimenta uma vez em cada fase da vida. Uma vez fixado, só irá se soltar para fazer postura ou para sofrer ecdise.

Os carrapatos são responsáveis pela transmissão de uma série de patologias entre as quais vale destacar;
- Babesiose
- Erlichiose
- Anaplasmose
- Febre maculosa

Além disso a presença de grandes infestações pode levar o animal a um quadro de anemia (devido a constante perda de sangue), reações alérgicas (dermatites de contato), automutilação (pelo prurido causado), etc.

O uso indiscriminado de drogas carrapaticidas tem ocasionado uma maior resistência nos ácaros e dificultado o seu controle. Os carrapatos adultos em geral não são sensíveis a maioria das drogas ao contrário das ninfas e larvas que morrem facilmente.

Deste modo, um controle eficaz deve incluir a retirada de todos os adultos do corpo do animal antes da aplicação do carrapaticida. Os carrapatos retirados devem ser jogados em um recipiente com álcool ou queimados pois são resistentes a água, podendo manter-se submersos por várias horas sem que venham a óbito.
Se você encontrar carrapatos em seu animal de estimação procure orientação de um médico veterinário pois muitos medicamentos, quando usados de forma inadequada podem ser tóxicos para o seu animal e causar sérios problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário